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Como diminuir a inadimplência: canais digitais são nova estratégia para realizar cobrança

Novas tecnologias ajudam empresas e consumidores a manter suas contas em dia; descubra mais

Autor: Flávia VianaFonte: A Autora

Ter uma taxa de inadimplência baixa é um sonho para muitos empresários. Ainda que zerar essa taxa seja uma questão bastante difícil, especialistas recomendam algumas ações para que as contas não fiquem em aberto, causando prejuízo aos negócios e aos consumidores, causando inconvenientes para a saúde financeira de ambos.

Cobrar os clientes é uma tarefa necessária, mas que deve ser feita de maneira adequada. Afinal, além de não poder ser uma prática abusiva, precisa atender a alguns critérios para que seja eficiente. A cobrança é uma parte do relacionamento da empresa com as pessoas, e usufruir de boas ferramentas e práticas pode melhorar o processo e ajudar seus consumidores a não ficarem inadimplentes.

Dicas para diminuir a inadimplência

É importante entender o motivo da inadimplência para poder pensar em estratégias, a fim de preveni-las. Mas, além disso, existem alguns passos que especialistas do setor recomendam para diminuir a inadimplência e melhorar a saúde financeira das empresas.

Uma dessas estratégias é estabelecer uma regra de cobrança, que se trata de um conjunto de ações para entrar em contato com os clientes, evitando assim a inadimplência ou para tentar reverter esse quadro. Essa régua ajuda a definir os prazos, os meios que serão utilizados para a cobrança e a abordagem a cada situação.

Um outro ponto importante é tentar manter os dados dos clientes sempre atualizados. Isso deve ser feito, preferencialmente, antes das compras ou até mesmo antes dos atrasos de pagamentos. Esse contato pode ser feito presencialmente, por telefone ou pelos canais digitais da empresa.

Uma das possibilidades para realizar a cobrança é a cobrança preventiva. Ela funciona como um lembrete, para que os consumidores não se esqueçam de pagar a conta dentro do prazo.

De acordo com diversos testes em empresa, essa técnica tem uma excelente resposta, principalmente porque isso pode ser feito por vários canais, desde uma cobrança digital até o uso de outras ferramentas, seguindo o perfil de cada cliente.

A personalização da cobrança para atender a diferentes perfis é um passo fundamental, passando por entender quais são os meios mais utilizados pelo cliente e a maneira como cada pessoa prefere ser abordada. Isso compreende também saber o melhor momento do dia ou do mês para fazer essa cobrança, aumentando a taxa de resposta e diminuindo a inadimplência.